30 segundos para engajar

Youtube: 30 primeiros segundos do seu video

 

Os 30 primeiros segundos do seu vídeo são o principal recurso para ganhar seguidores. Sabia? Não adianta você ter um conteúdo excelente para compartilhar, mas você não conseguir que as pessoas fiquem ligadas.

Você já notou que os telejornais, por exemplo, tem aquele trecho inicial do programa em que apresentam de forma rápida os conteúdos que você vai ver a seguir?

Essa técnica não é por acaso. E, se não é por acaso, use-a você também. Na verdade, já falamos aqui que o nosso spam de atenção está em menos de 9 segundos. Ou seja, o ideal é ter ancoras de atenção mais ou menos com esse intervalo de frequência.

YOUTUBE

O desafio no Youtube e outas redes sociais com vídeo é exatamente manter o espectador por mais tempo.   Mas o mecanismo pode ser cruel. Se você está em um streaming pulável, você tem 6 segundos para escolher se quer clicar e ver outra coisa ou ficar ali. E vou contar um segredo, o cérebro gosta de ação. Então, clicar sempre vai ser mais atraente do que ficar estático vendo o conteúdo.

Depois, você tem uma curva de 10 segundos e 30 segundos no início do vídeo que são fundamentais. Lembre que o Youtube só cobra e só monetiza depois de 30 segundos. Então, juntei aqui algumas âncoras de atenção que podem ajudar você a calibrar seu conteúdo e a forma que apresenta.

PRÉ-CALIBRAGEM

Antes de começar a gravar o vídeo, faça um guia que vai ajudá-lo a conduzir o seu roteiro. Mesmo que prefira o improviso, o improviso guiado vai trazer mais resultados. Sabe por quê? Porque a gente pode ser craque em comunicação, em neurociência, mas o cérebro tem duas características que sabotam a gente: a memória e a atenção. A gente esquece e a gente se distrai.

E para não esquecer e não comecar a falar e o vídeo virar sobre outra coisa:  bom ter um guia em mãos. Conferir logo antes de apertar o play. E, se você tiver alguma companhia na hora de gravar, peça para ficar de olho no papel e ajudar você nessa condução. Se está sozinho, grave e depois confira se você foi para onde queria ir ou se foi parar em outro lugar.

Pegou papel para anotar? Comece pelas 5 perguntas abaixo:

  1. Qual tema geral?
  2. O que esse tema tem de diferente de vídeos semelhantes no Youtube?
  3. Qual transformação está propondo?
  4. As pessoas que vão assistir vão chegar no vídeo com esse sentimento/conhecimento:
  5. Vão sair com esse sentimento/conhecimento:

 

PARTE 1: Início do vídeo

Você tem 10 segundos para reter quem clicou e ele não pular para outro vídeo.  E nesse tempo tem 3 aspectos determinantes para que isso aconteça:

– Uma fala com energia e ritmo acelerado.

– Um enquadramento que valorize suas expressões faciais.

– E um conteúdo que me mostre qual a vantagem de investir meu tempo no seu vídeo.

 

CONTEÚDO

Tem algumas âncoras de engajamento que ajudam a reter a atenção, sempre que você for falar em público – em vídeo ou não. Coloco algumas possíveis no quadro abaixo e um exemplo na coluna da direita.

Use o mesmo esquema para cada vídeo que for gravar. Vai por mim. Não é perda de tempo. É ciência de comunicação, marketing e neurociência trabalhando a seu favor.

Vamos lá?

10 segundos:

Âncora de engajamento exemplo
saudação Olá pessoal
Chamado: fale da “dor” que vai resolver ao longo do vídeo e o que essa pessoa vai ganhar assistindo. Você quer ter mais resultados em vendas e não sabe o que fazer além do que já faz? Assiste esse vídeo que tem dica prática – pra você já sair usando.
Vinheta Vinheta
reciprocidade Ótimo que você está aqui comigo

 

Mais 20 segundos

 

Mais um chamado: dor Por que você está perdendo vendas? Vou te contar por que a maioria das pessoas perde vendas: porque apresenta o produto, “mostra a prateleira”, mas esquece de inserir o produto em uma situação do dia a dia em que ele vai fazer a diferença. Fica aqui que vou explicar melhor.

E ainda:

Crie uma imagem mental com elementos do dia a dia do seu público Sabia que o que conta na hora de uma venda não é só o que você está vendendo. Mas o como você está vendendo. Não é um jeans novo que vai fazer diferença na sua vida, mas a ideia de usá-lo em uma ocasião especial, não é?
Match: sua ideia / razão dele adotar Essa metodologia aqui tem 9 técnicas fáceis de aplicar para ajudar você a transformar o seu produto em um objeto de desejo impossível de ser ignorado pelo seu cliente.
Call to action parcial Esse vídeo é para você que precisa de mais recursos para vender, precisa de uma nova forma de fazer, quer atingir mais pessoas e precisa de um passo a passo. Agora vamos lá, pega um rascunho e anota aí.

Você também pode incluir nos 30 segundos, uma âncora de exclusividade. E com ela trabalhar aquela objeção: “já vi esse tema antes”. Ou ainda: ” não tem nada de novo aqui”.