gravar para YouTube no estúdio

Gravar o vídeo pro Youtube no estúdio?

Gravar o video pro Youtube no estúdio? Essa é uma pergunta comum para quem está começando um canal. E o que não falta é produtora com proposta sedutora para enquadrar você nesse ambiente. Então, vale um contexto para você tomar a melhor decisão para engajar seu público.

MEMÓRIA

Vamos relembrar: os primeiros estúdios foram criados como adaptações de palco de teatro para a gravação de filmes. Com a televisão, ganharam uma configuração para o telejornalismo e programas de entrevista, isso em meados do século passado.

Já trazemos dessas tradições, um conjunto de percepções que atuam naquela zona de links cerebrais que acontecem sem mesmo a gente pensar conscientemente. A saber: estúdio – tem produção – provavelmente tem roteiro – não é um ambiente natural…

NO ESTÚDIO

A primeira grande questão aqui é: sobre o que é o seu canal? Se é um canal formal, com temas institucionais e, se é essa a sensação que quer passar para o seu público, o estúdio pode trazer uma subliminar a mais de autoridade. Pense aqui em públicos mais executivos, alunos, seguidores religiosos. Pessoas que vejam você como uma autoridade, mas com certo distanciamento.

Também é uma boa solução se você quer usar recursos visuais como a interação com animações e mudanças de fundo. Esse é um ótimo recurso para canais para jovens. Outra herança histórica, desta vez, da linguagem da MTV.

FUNDO

Como, em geral, a gente tem pouca verba, opta-se por uma única cor de fundo. É um bom momento para  reforçar a cor da sua marca, por exemplo. Lembre-se: há cores lindas, mas que cansam os olhos, se somos expostos por muito tempo. Principalmente, com a esperiência da luz que vem da tela do computador, televisão e celular que, em si, já é cansativa.

Você pode consultar a psicologia da cores para dar ainda mais sentido à sua mensagem visual.

O BRANCO

O fundo branco sempre dá um ar mais lúdico. Nosso cérebro já está acostumado a ver espaços em branco como zonas de respiro de informação. E isso ajuda a focar na mensagem. Entre os muitos links pré-pogramados na nossa mente tem aquele que nos lembra: “o branco ilumina”. Sua mensagem tem a ver com isso?

O PRETO

Desde os primórdios do teatro, o fundo preto adicionava à mensagem um certo ar de mistério. E continua assim. Nos programas de televisão, historicamente, também era usado para dar mais ênfase aos personagens em cena. E é usado por marcas de luxo como identidade visual de elegância e exclusividade.

Ou seja, se você for um palestrante, por exemplo, é clichê, mas é uma boa cor de fundo. Aliás, uma mensagem não precisa ser 100% original. Se você quer focar no conteúdo, um clichê sutil nas cores pode ajudar a conduzir a atenção para o que interessa.

ILUMINAÇÃO

A iluminação é algo essencial para manter a atenção em alta. A maior fonte de atenção automática do cérebro é nas expressões faciais. E já falamos aqui que o cérebro é naturalmente preguiçoso. Logo, fazer força para visualizar as microexpressões não é seu forte. Provavelmente, você nunca se pegou fazendo isso até alguém fazer uma careta ou uma expressão facial mais chamativa. A verdade é que a gente presta atenção automaticamente em todos os movimentos. É um movimento instintivo do cérebro.

SOM

Essa também é uma grande vantagem. Um ambiente controlado é mais simples de conseguir uma alta qualidade de som. Não é raro a gente escolher uma locação fora do estúdio que tem todas as características que a gente precisa, mas que, na hora da gravação, aparece uma obra no vizinho ou um chiado por interferência de algum equipamento também desconhecido. Sempre tem jeito, mas…

CONCLUSÃO

Não há disfarce. Mesmo quando você tem verba para montar um cenário que pareça uma casa, seu público vai sacar que é um estúdio. Isso vai remeter àquela formalidade que falamos no começo. E há aquela sensação de ele lá eu aqui, aquele  afastamento entre protagonista e público.

Tá. Posso gravar fora do estúdio? Como ambientar meus vídeos? Esse é outro capítulo. Importante ler, para tomar a decisão mais adequada ao tipo de engajamento que quer provocar.

Ficou com dúvida? Manda para mim. 

Autora: Katia Menezes

Sobre ela: “Fui editora da TV Globo muitos anos e sou mestre em tecnologias digitais.

Quer saber mais sobre a minha história?” Aqui.