O que nos guia

Dar voz a quem tem uma mensagem para um mundo melhor. Esse é o propósito da Mediapool em todos os projetos que abraça. E, para isso, mais do que só a técnica, temos também um conjunto de valores que nos guiam.

Dividimos abaixo, com vocês.

 

CÓDIGO DE ÉTICA – Capítulo 1

Por meio desta declaração, a Mediapool e todos que agem em seu nome, com seu aval formal, se comprometem a seguir as diretrizes do código de ética abaixo relatado. Este é o capítulo 1, baseado  na  Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta pelos pilares a seguir,( texto exato):

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

 Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Dentro destes pilares seguem as 17 metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abaixo citadas e posteriormente comentadas ainda neste documento. São elas:

  1. Erradicação da pobreza:
  2. Fome zero e agricultura sustentável:
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero:
  6. Água potável e saneamento:
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades:
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

 

  1. DOS OBJETIVOS GERAIS

 

Nos comprometemos aqui a respeitar pilares e objetivos, tanto internamente, quanto no atendimento a clientes que tenham estas mesmas orientações como valores e posicionamentos. Entendemos que esta é uma agenda a evoluir até 2030 e que muitos desses aspectos ainda não se manifestam como práticas diárias. Alguns ainda estão apenas como orientação balizadora de nossa atuação. Não trabalharemos em projetos que atuem contra estes objetivos e pilares.

No core de nosso trabalho, como uma empresa de comunicação, promovendo visibilidade e relacionamento, declaramos que desde já os aspectos abaixo estão em nossas raízes e, caso desrespeitados, nos reservamos o direito de interromper a prestação de serviço, respeitando o previsto nas cláusulas contratuais.

Entre os objetivos que já consideramos diretrizes adotadas:

1.1 IGUALDADE DE GÊNERO, RAÇA E DIVERSIDADE RELIGIOSA

Em todo conteúdo criado pela Mediapool para a própria empresa ou para clientes, seguiremos as diretrizes de igualdade de gênero, considerando aqui não só masculino e feminino como também todos os não-binários definidos na data atual ou posterior a este documento.

Também na ampla definição de igualdade, abraçamos o respeito total a pluralidade LGBTQIA+, na valorização a identidades e na exaltação da vida única e singular acima de tudo. Dentro das premissas da Mediapool está o uso de ferramentas que construam uma narrativa sem privilégios e vícios que perpetuem a desigualdade, tal como a sobreposição histórica do masculino ao feminino na linguagem, qualquer que seja. E ainda nos aspectos de raça e etnia, conforme abaixo:

“Prevemos um mundo de respeito universal dos direitos humanos e da dignidade humana, do Estado de Direito, da justiça, da igualdade e da não discriminação; do respeito pela raça, etnia e diversidade cultural; e da igualdade de oportunidades que permita a plena realização do potencial humano e contribua para a prosperidade compartilhada.”

A Mediapool também prega o respeito à diversidade religiosa, sendo esta inclusiva para todos os credos que pregam o respeito à vida, à paz e ao respeito ao ser humano tal qual citado na cláusula acima.  Assim sendo, nos reservamos o direito de não compactuar com nenhum stakeholder que não tenha esta mesma abordagem.

1.2 REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES E ERRADICAÇÃO DA POBREZA, PAZ, JUSTICA E INSTITUIÇÕES SUSTENTÁVEIS

Em todos os projetos de comunicação em que atuarmos pela Mediapool ou em atendimento a um cliente, promoveremos aspectos que facilitem a erradicação da pobreza. Nos reservando o direito de não agir e até mesmo nos retirar de parcerias e contratos, em caso de ações que promovam, direta ou indiretamente, a desigualdade social, a violência (em todos os seus aspectos) e a injustiça.

Nos reservamos o direito de apoiarmos com coeficiente pro-bono, sempre que possível, ações que nos ajudem a acelerar estes objetivos. Assim como, o de instituições sustentáveis.

No que se refere aos instrumentos usados pela Mediapool, nos comprometemos a utilizar as ferramentas de linguagem que também considerem esses aspectos.

1.3 SAÚDE E BEM-ESTAR

Em todos os projetos de comunicação em que atuarmos pela Mediapool ou em atendimento a um cliente, promoveremos aspectos que concedam o acesso à saúde e bem-estar para toda a população não só no Brasil, mas nas comunidades em que atuamos e todo o mundo.
Este trabalho começa dentro da Mediapool e na rede de colaboradores que movimentamos, sendo que consideramos os aspectos da saúde mental, de acordo com os guias de entidades representativas, também valores a serem seguidos e respeitados.

Nos reservamos o direito de não agir e até mesmo nos retirar de parcerias e contratos, em caso de ações que atentem direta ou indiretamente, contra as orientações de órgãos reguladores, tais como a OMS.

No que se refere aos instrumentos usados pela Mediapool, nos comprometemos a utilizar as ferramentas de linguagem que também considerem esses aspectos.

1.4 SUSTENTABILIDADE: A VIDA DO PLANETA

Consideramos neste item os seguintes objetivos: Água potável e saneamento, Energia limpa e acessível, Ação contra a mudança global do clima, vida na água e vida terrestre, consumo e produção responsáveis, cidades e comunidades sustentáveis.

Em todos os projetos de comunicação em que atuarmos pela Mediapool ou em atendimento a um cliente, promoveremos aspectos que privilegiem positivamente estes objetivos acima de forma direta ou indireta.

A nossa empresa trabalha pela diminuição da pegada de carbono, pela reciclagem e diminuição de geração de lixo, promovendo o consumo responsável. Sempre que possível e de forma coerente, atuaremos com coeficiente pro-bono para instituições sem fins lucrativos que trabalhe para estas causas.

Internamente, lutamos para que o nosso impacto seja progressivamente minimizado.

1.5 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Sendo a comunicação sempre uma colaboração à sociedade, com impacto, direto ou indireto, na História, Economia, Política e Sociedade, assumimos o compromisso de usar os recursos de linguagem com respeito à verdade e a comprovação de fatos por imagens, números, depoimentos e qualquer registro feito em ambiente acadêmico ou veículo de reconhecimento de público amplo, sem viés político, de qualquer frente.

Nos comprometemos no combate a FAKE NEWS e aos desdobramentos destas.

A educação de qualidade depende da informação, depende do acesso à informação. E como empresa voltada a melhoria da qualidade da educação, nos comprometemos a colocar nossos instrumentos a favor de iniciativas que ajudem na formação das diferentes gerações, nas suas diferentes necessidades.

O trabalho descente depende de condições que permeiam todos os pilares: pessoas, planeta, paz e prosperidade. E nos comprometemos a manter e evoluir em cada uma das métricas atribuídas para estes, dentro e fora do nosso ambiente de trabalho, com fornecedores e clientes. Sendo que os que não seguirem estas orientações estarão sujeitos à exclusão do nosso ecossistema.

  1. CONCLUSÃO

Descrevemos até então nossa ética quanto aos valores que consideramos que são a base para a prosperidade da Humanidade, através de relacionamentos.

Por isso, a Mediapool e as pessoas que fazem com que ela exista se comprometem a segui-los. E a, anualmente, nos comprometemos a rever cada prática para que possa ser ainda mais positiva, mais na direção de um mundo mais igual, mais sustentável, com mais respeito a cada um e a todos.

Sabemos que, com isso, talvez alguns possíveis clientes, que não pratiquem esses valores, fiquem no passado. Mas também sabemos que não podemos dar voz a quem fere a nossa essência.

Para você que está conosco, canal aberto para sugestões.

E abaixo o link para as métricas que já guiam os negócios que prosperarão neste novo e mais integrado cenário mundial.

Obrigado a todos,

relembrando nossa missão: dar volume para cada voz que quer criar um mundo melhor,

Katia Menezes