Apresentações: presenciais, por email, call e online

Ainda vemos muitas empresas que enviam por e-mail a mesma apresentação que fazem presencialmente. Mais ou menos slides, não é esse o caso. A questão é que são dinâmicas diferentes e que podem, inclusive ser usadas de forma complementar. Quer entender melhor como pode ajudar você a vencer a batalha pelo sim final?

NÃO APRESENTE, CRIE CONEXÕES 

Cada formato tem uma função e é direcionado para apoiar determinadas etapas do relacionamento:

 Presencial: não é uma exposição de produtos, serviços e/ou ideias. É uma experiência. Quem é exposto a essa vivência sai transformado. Entra com determinadas crenças, percebe que as objeções que fazia foram superadas e recebe um call to action para levar a sua proposta para o mundo dele. Cria-se conexão pela narrativa, pelo visual cognitivo e pelas expressões de quem apresenta.

Por e-mail: a apresentação por e-mail, mesmo quando vai com um vídeo, não é emocional como a presencial. Ela trabalha o envolvimento racional e como é “lida” e  linear tem o desafio de prender diferentes “leitores” até que a mensagem principal seja absorvida e gere um call to action. Abre caminho para o próximo passo de uma negociação.

Por call e online: não é “como se fosse”presencial. A dinâmica de reter alguém do outro lado da tela é singular. Interagir é essencial, mas não é qualquer interação que funciona na tomada de decisão.

Por canais: o site é a vitrine da sua empresa, assim como folhetos, impressos e redes sociais. São superfícies de contato com a sua marca e, quando alinhadas, funcionam para apoiar as etapas da jornada que cria identificação de cada perfil target com a sua marca.

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