gravar fora do estudio YouTube

Vídeo pro Youtube fora do estúdio

Vai fazer um Vídeo pro Youtube fora do estúdio ?  Essa é uma decisão que parece simples, no entanto, carrega um monte de significados. Pense como o seu público. O que ele espera de você? É esse exercício que vai moldar uma série de decisões.

Se você pensa em gravar no estúdio, este texto traz vantagens e desvantagens.

FORA DO ESTÚDIO

Na última década, principalmente, com o próprio Youtube e com a propagação de vídeos caseiros por milhões de usuários de redes sociais, nos acostumamos a interagir com as pessoas em ambientes menos formais: entramos virtualmente na casa de celebridades, acompanhamos o dia a dia de amigos, e recentemente aprendemos a fazer aulas e reuniões por vídeo.

Com isso, aprendemos a ver o cenário como improvisado como natural. E sempre com aquela curiosidade de ter acesso a locais em que a pessoa é “ela mesma”.  Essa é, sem dúvida, a sensação mais forte que passamos ao gravar um vídeo em um cenário que faz parte do nosso dia a dia.

No que isso ajuda? Ajuda no processo que a gente chama de empatia. E tem uma série de âncoras de atenção que acontecem nesse processo. Uma delas que resume o comportamento acima é da reciprocidade: estou pedindo sua atenção com meu video, mas estou te incluindo numa cena da minha vida. Isso cria uma proximidade importante para o engajamento.

CENÁRIOS

Com a enxurrada de lives, em 2020, ficou claro que ambientar o vídeo pode ser um ótimo recurso para passar uma mensagem. Não à toa, a estante de livros passou a ser um clássico nas lives de pesquisadores, executivos, todos que queriam reforçar a inteligência e a cultura como característica pessoal.

COMO ESCOLHER

Ao escolher um ambiente fora do estúdio, você tem mais oportunidade de mostrar esses aspectos sutis sobre a sua personalidade: cores da parede da sua casa, objetos que escolhe, móveis… E esses trazem ( ou não ) coerência à sua mensagem. Me lembro de ver algumas lives de coaches que diziam que iam fazer você ficar rico, mas eles mesmos estavam em um ambiente que não transmitia que eles haviam conquistado esse sucesso…

Logo, ao escolher aonde vai gravar, veja se tem coerência com a sua mensagem e a mensagem geral do seu canal e da identidade da sua marca. Se preciso, varie a locação e encontre aquela que traz mais significado ao seu conteúdo. 

LUGAR QUE DÁ O TOM

Qual o tom da sua marca pessoal? Mais formal? Mais informal? Você quer ser visto pelo seu público como um amigo, por exemplo? Pesquisa: que lugares seu público frequenta com os amigos? Um café? Um bar? Uma loja? Academia? Essa locação vai ajudar a ativar as memórias desse público e a trazer emoções ligadas a esses lugares. Ou seja, sua mensagem fica mais forte e mais próxima.

Por isso, a gente sempre aconselha aos médicos que gravem no consultório ou na clínica em que atendem – por mais simples que seja. Essa escolha vai quebrar algumas barreiras para a pessoa que assistiu o vídeo e decidiu marcar uma consulta. Ao chegar no consultório, aqueles segundos de estranhamento que temos ao entrar num local novo não vão acontecer. Ao contrário, seu cérebro vai reconhecer um local em que já “esteve” e pular essa etapa. Você já começa a consulta com mais empatia.

CUIDADOS IMPORTANTES

ILUMINAÇÃO

Uma das armadilhas de gravar fora de estúdio é a qualidade da iluminação. As expressões faciais são boa parte da comunicação não-verbal e essa informação é processada instintivamente pelo cérebro. Se elas ficam apagadas, você perde a força da mensagem e a atenção do seu público.

Portanto, perca um tempinho para montar uma iluminação que favoreça o seu rosto e as partes do seu corpo que estiverem enquadradas. Luminárias caseiras são boas aliadas, carregue com você. Se quiser investir um pouco mais tem os ring lights e pequenos refletores que, hoje em dia, estão com preços mais acessíveis.

A luz também é importante para criar profundidade no ambiente. E levar o foco da sua ambientação para determinados objetos que estarão mais em destaque atrás de você.

SOM

Como você provavelmente vai gravar em um ambiente sem isolamento, a probabilidade de interferências externas é grande. Diferente do ao vivo, você tem a chance de regravar. Há programas de edição que conseguem retirar alguns dos sons ambientes. Nem sempre todos. E nem sempre o programa que você tem acesso…

Ao escolher o local que vai gravar, tente repetir o mesmo dia e hora em que avaliou as condições do local. Quando avaliar, faça um teste. Se for gravar seu vídeo de improviso, avise as pessoas claramente. Elas vão entender que você achou mais importante dar a mensagem naquele momento do que ter o ambiente ideal.

CONCLUSÃO

Qualquer detalhe vai colaborar para reforçar ou enfraquecer a sua marca e a sua mensagem. Use esse aspecto a seu favor. Se a sua marca for mais informal, talvez fora do estúdio seja o ideal. Se você quer criar proximidade, “leve”  sua audiência aos locais que frequenta.

Quer pensar sobre gravar em estúdio? Tem informação aqui também.

Ficou com dúvida? Escreve para mim. 

Autora: Katia Menezes